História
Casa

História

História

Quem somos?

 

 

Universidade Sénior de Peniche – INAUGURADA: a 3 de Maio de 2008

ENTIDADE GESTORA: AUSP- Associação Cultural Sénior de Peniche

ENTIDADE ACOLHEDORA: AUSP

Associada da RUTIS: Rede Nacional das Universidades Seniores

Integra o CONSELHO CONSULTIVO do Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche

Como nasceu a Universidade Sénior de Peniche?

 

 

Em princípios de 2008, vários penicheiros reuniram-se para reflectir sobre as questões relacionadas com as necessidades sociais da população do Concelho de Peniche.

Naquele grupo, Mariano Calado lamentou que, existindo já na nossa região do Oeste várias Universidades Seniores não existisse também, em Peniche, uma Universidade Sénior, onde os nossos concidadãos pudessem empregar utilmente o seu tempo, possivelmente mais livre (por se tratar de pessoas com 50 ou mais anos de idade, na sua maioria afastadas já do ambiente de trabalho).

Empenhar-se-iam, assim, não só em aprender mais, mas também em transmitir aos outros os seus testemunhos de vida e os seus próprios saberes e, até, tentando resolver eventuais problemas pessoais de alguma solidão, buscando a solidariedade e o companheirismo de outros da mesma geração.

Tudo isto segundo uma filosofia de formação ao longo da vida, e de desenvolvimento da participação cívica, esclarecida e responsável, de cidadãos livres e autónomos.

A sugestão apresentada foi acolhida com todo o entusiasmo, formando-se imediatamente um pequeno grupo de trabalho constituído, para além de Mariano Calado, autor da ideia, por Sebastião Batalha (que sendo, ao tempo, presidente da Junta de Freguesia de Conceição, imediatamente se disponibilizou, com o acordo do restante executivo, para que a Junta de Freguesia de Conceição fosse a necessária Entidade Acolhedora da futura Universidade Sénior de Peniche), e também por outros elementos presentes, como Isabel Costa, Sandra Matos, Susete Laranjeira, Dinah Calado e Paula Santos.

Este grupo, que se auto-intitulou Grupo Dinamizador da Universidade Sénior de Peniche, foi o responsável pela sua implementação, gestão e orientação pedagógica.

O Grupo deu então início aos trabalhos para a criação da USP, tentando obter apoios institucionais: junto da Câmara Municipal de Peniche (primeira entidade a ser contactada, logo em 6 de Fevereiro de 2008), Juntas de Freguesia do Concelho, Santa Casa da Misericórdia de Peniche e outras Associações; auscultando possíveis interessados em virem a frequentar a USP; abrindo listas de pré-inscrições e divulgando o objectivo da criação de uma Universidade Sénior em Peniche; colhendo sugestões para programação de possíveis disciplinas; contactando professores que tivessem disponibilidade para a tarefa voluntária de transmitir os seus conhecimentos; etc..

Assim, fomos recebendo a certeza da colaboração de alguns professores e o interesse crescente de futuros alunos cuja lista de inscrições, para nossa agradável surpresa, foi sempre aumentando.

Klasse e-book regeln ghostwriter masterarbeit und texte zum üben 7,99 inkl.