Disciplinas
Casa

Disciplinas

Disciplinas

Artes Manuais

Enquanto algumas pessoas vêem o artesanato como uma fonte de rendimento ou uma profissão, muitas outras vêem as artes manuais como uma verdadeira forma de terapia.

Através da prática do artesanato, é possível aumentar a concentração, aperfeiçoar a coordenação da motricidade fina e descansar a mente dos problemas do dia-a-dia, sem falar na satisfação proporcionada por ter criado algo com as suas próprias mãos.

As técnicas que podem ser trabalhadas são variadas: pintura em tela, crochê, biscuit, boneca EVA, bijuteria, entre outras. Cada uma utiliza uma destreza diferente, mas os resultados finais são sempre peças elegantes e decorativas.

O artesanato é um importante aliado no combate contra a depressão, solidão e stresse, pois permite à mente ficar tranquila. O formato das aulas de artesanato em grupo permite aos alunos séniores uma experiência de satisfação durante a criação das peças.

Atividade Física

Atividades físicas são os movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos, que tem como resultado um gasto de energia maior do que os níveis de repouso. Sendo assim, não são apenas os exercícios praticados dentro de uma academia, ou durante uma corrida, eles estão presentes no nosso dia a dia ao varrer a casa, ao caminhar até ao autocarro. É importante tentar integrar de uma forma mais abrangente a vida diária às atividades físicas, por exemplo: utilizar as escadas ao invés do elevador, passear com o cão, ir ao supermercado a pé, fazer jardinagem, entre outras formas.

Para que as atividades físicas se tornem mais benéficas e realmente melhorem a qualidade de vida, é ideal ter um tempo reservado para exercícios físicos de uma forma mais direcionada, como caminhada, musculação, natação, etc. A atividade física é fundamental para todos, independente da idade, e quando combinada com uma alimentação saudável, é possível garantir um corpo saudável e um grande bem-estar.

Cultura

Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.

No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

Informática

A informática é a ciência que tem como objetivo estudar o tratamento da informação através do computador. Este conceito ou esta definição é ampla devido a que o termo informática é um campo de estudo igualmente amplo.

A informática ajuda ao ser humano na tarefa de potencializar as capacidades de comunicação, pensamento e memória. A informática é aplicada em várias áreas da atividade social, e podemos perfeitamente usar como exemplo as aplicações multimídia, arte, desenho computadorizado, ciência, vídeo jogos, investigação, transporte público e privado, telecomunicações, robótica de fabricação, controle e monitores de processos industriais, consulta e armazenamento de informação, e até mesmo gestão de negócios

Línguas

Denomina-se língua ao sistema linguístico empregado por uma determinada comunidade para a comunicação entre seus membros. Os membros desta comunidade conhecem as regras e os elementos que formam o sistema anteriormente mencionado, e mediante estes recursos finitos que possuem, é possível criar uma vastíssima quantidade de mensagens.

Uma determinada língua é um fenômeno em constante evolução que pode ser descrito desde vários pontos de vista. Um é aquele que se desembocam as gramáticas, que partem das regras que conformam desta língua tomadas em um instante determinado; assim, por exemplo, é possível fazer uma descrição do português tal qual se conhece na atualidade.

Música

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.